segunda-feira, junho 30

Fim de semana com casamento à mistura.

Dizem que Portugal é um país pequeno, em +/- 600 km vai-se do Minho ao Algarve. Pois em apenas 3 dias, fizemos 1000 km a ir de Lisboa a Portimão, passando por Bencatel, uma terra (nos confins do mundo) que por incrivel que pareça, vem no mapa. São peripécias de um fim de semana com um casamento à mistura:

  • Um dia inteiro de viagem, desde as 15h até as 22h desde Lisboa até Portimão, fazendo um grande desvio até Vila Viçosa, mais propriamente Bencatel, uma terra no meio do nada, sempre sob um calor infernal.
  • O McDonald's por 2 dias foi o nosso melhor amigo. Baratissimo e com uns hambúrgers de excelente qualidade?????
  • Portimão que é Lagos, Lagos que é Portimão.
  • Dormida em casa dos tios da noiva, que além de excelentes dançarinos, são excelentes anfitriões. Não nos faltou sumos e águas...
  • Caminhadas de 30min às tantas da noite, até à praia da Rocha (com um carro em casa????)
  • Uma praia muito famosa, a da Rocha, mas onde está um bar aberto???
  • Melgas à noite para não se poder dormir.
  • Um calor infernal e fatinhos formais e sapatos de salto alto.
  • Casamento em power-point na pequena igreja da Praia da Luz com um padre que lá se esqueceu de arranjar os slides ("esqueci-me de uma frase ali!") e que dá a missa em tempo recorde.
  • "Que não nos falte vinho na mesa. O vinho é a alegria de uma casa"- Sr.Padre - " os jovens de hoje, como dizem, juntam os trapinhos..."
  • Além dos slides, o Sr. Padre lá se esqueceu da frase habital "pode beijar a noiva, eu vos declaro marido e mulher"!!!!!!
  • Copo de água em resort de golf. Um luxo portanto!!!
  • As fotografias da praxe.
  • Foi almoço, lanche ou jantar??? (Mas que saí tarde da mesa saí)
  • Primos franceses ou portugueses da noiva ? ("eu sou le prime française!!!") que dão e de que maneira o seu toque de bailarinos, com suspensórios à mistura.
  • Muita dança e muito twist!!!
  • O boquet da noiva, foi para quem menos se esperava:"não vou apanhar o bouquet, não vou, não quero" -Susana. Tanta fita, foi mesmo a ela!
  • A primeira fatia de bolo com um pequeno fogo artificio.
  • Um grandeeeeeeee buffet!
  • Fim do casamento com os pés feitos num oito.
  • Viagem de volta para Lisboa, sob a torreira do sol, fomos 4 viemos 5. Um colt a abarrotar.
  • Paragem em Beja para almoçar. Agora, como é possivel ao Domingo não se ver nem uma vivalma na rua??????
  • Supostamente procura-se uma pizzaria, e no meio do nada, lá aparece uma!!!!!!
  • Alentejo que é parvalheira, ou será pasmaceira???
  • Linguagem de Lisboa que não é a mesma do Alentejo.
  • Mais uma vez, desvio até Bencatel (bem nos arrependemos depois, da ideia de ir buscar e levar a alentejana de gema, à sua terra Natal).
  • Chegada a Lisboa às 21h, depois de quase 1000km, com o rabo já quadradissimo!

Uma coisa é certa, o fim de semana foi cansativo, mas valeu apena. A paisagem do sul, apesar de seca é bonita e as casinhas em pleno monte alentejano dão o ar da sua graça.

Foram três dias em que se conheçem novas caras com muitas gargalhadas e piadas à mistura, ao ponto de "Cala-te lá, que eu é que sei falar a linguagem" -Susana para mim. (Não sabia que o Alentejo tinha uma linguagem própria e ao que parece tenho linguagem de citadina???) :P

quinta-feira, junho 12

Evolução do Roubo

Medo, muito Medo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

domingo, junho 8

Portugal dos pequeninos

" Nanana nanana.... Está na Sic o Mundial!!!! ".... há dois anos a música era esta, agora trocou-se o disco, mas o espetáculo é o mesmo.
Estou cansada, cansada do Europeu, das conversas do Europeu, das polémicas do Europeu, da televisão que é só Europeu e por aí adiante. Ainda mal os jogos começaram é ver a euforia pelas ruas, as bandeiras em cada janela, os trajes a rigor da cabeça aos pés em verde e vermelho, o "somos os maiores, Portugal vai ganhar isto tudo, eles são tão lindos...!!!"
Fartei-me sou sincera ... que me interessa a vida dos jogadores que de repente aparece em tudo o que é revistas, jornais e televisão? Qual é o interesse andar a ver as suas casas, tal e qual Cribs do MTV? O CR tem tanto dinheiro e uma casa mal decorada para burro... muito interessante, não haja dúvida! E estarem os 3 canais em directo a transmitir simultaneamente a viagem do autocarro da selecção desde Oeiras até ao aeroporto e depois já na Suiça até ao hotel? Que delírio!, principalmente para os adeptos que esperaram horas e horas e o máximo que obtiveram foi um rápido aceno e um sorriso amarelo. Valeu apena a espera??????? Acho que não!
E depois o Hino, vamos lá falar dele. No Mundial havia não sei quantos hinos, agora não sei (pelo menos ainda não ouvi nada!) ... Hino há só um, o resto que vem por acréscimo bem que se dispensa.Tomara muita gente saber direitinho o Hino de Portugal, que emperram todos nos canhões e nas armas.... e o resto? Não se canta???? Agora, a culpa é do futebol ???? Claro que não. Provavelmente o futebol, esquartejado por histórias acessórias, é a primeira vítima de tudo isto. A segunda vítima sou eu, que nunca fui adepta fanática de futebol, agora muito menos, que perdi completamente a paciência!!!!!!!
Chateia-me esta devoção forçada e aleatória pela "equipa de todos nós", um epíteto exagerado enquanto os prémios e os privilégios forem apenas deles. Acho que se deveria optar pelas selecções que se quisesse... agora, ai de mim sair aí para a rua com um cachecol da Turquia ao peito e gritar por Espanha, mais, afirmar "não faço questão de ver jogo nenhum!" Era fuzilada certamente!!!!!! Infelizmente, o "patriotismo" em voga não concede escolhas. A questão é: Portual, ame-o ou deixe-o.
A ver se o tuga se começa a lembrar que ser patriota não é apenas 5 dias por ano, nem é decorar a casa com bandeiras desde o chão da cozinha até ao tecto da casa de banho e pintar o gato de verde e vermelho!
Por amor da Santa!!!!!!!!!!!!!!!!! OLÉ !!!!!!!!!!!!!

terça-feira, junho 3

As crianças e a Páscoa

- Pai, o que é Páscoa?
- Ora, Páscoa é ...... bem... é uma festa religiosa!
- Igual ao Natal?
- É parecido. Só que no Natal comemora-se o nascimento de Jesus, e na Páscoa, se não me engano, comemora-se a sua ressurreição.
- Ressurreição?
- É, ressurreição. .......................Marta, vem cá!
- Sim?
- Explica a esta criança o que é ressurreição para eu poder ler o meu jornal descansado.
- Bom, meu filho, ressurreição é tornar a viver após ter morrido. Foi o que aconteceu com Jesus, três dias depois de ter sido crucificado. Ele ressuscitou e subiu aos céus. Entendido?
- Mais ou menos ........ Mamã, Jesus era um coelho?
- Que é isso menino? Não me diga uma coisa destas! Coelho! Jesus Cristo é o Pai do Céu! Nem parece que este menino foi baptizado!Jorge, este menino não pode crescer assim, sem ir à missa pelo menos aos domingos. Até parece que não lhe demos uma educação cristã! Já pensou se ele diz uma asneira destas na escola? Deus me perdoe! Amanhã vou matricular este fedelho no catecismo!
- Mamã, mas o Pai do Céu não é Deus?
- É filho, Jesus e Deus são a mesma coisa. Vai estudar isso no catecismo. É a Trindade. Deus é Pai, Filho e Espírito Santo.
- O Espírito Santo também é Deus?
- É sim.
- E Fátima?
- Sacrilégio!!!
- É por isso que na Trindade fica o Espírito Santo?
- Não é o Banco Espírito Santo que fica na Trindade, meu filho. É o Espírito Santo de Deus. É uma coisa muito complicada, nem a mamã entende muito bem, para falar a verdade nem ninguém, nem quem inventou esta asneira a compreende. Mas se perguntar à catecista ela explica muito bem!
- Bom, se Jesus não é um coelho, quem é o coelho da Páscoa?
- (gritando) Eu sei lá! É uma tradição. É igual ao Pai Natal, só que em vez de presentes, ele traz ovinhos.
- O coelho põe ovos?
- Chega! Deixa-me ir fazer o almoço que eu não aguento mais!
- Pai, não era melhor que fosse galinha da Páscoa?
- Era, era melhor, ou então peru.
- Pai, Jesus nasceu no dia 25 de Dezembro, não é? Que dia que ele morreu?
- Isso eu sei: na sexta-feira santa.
- Que dia e que mês?
- ??????? Sabes que eu nunca pensei nisso? Eu só aprendi que ele morreu na sexta-feira santa e ressuscitou três dias depois, no sábado de aleluia.
- Um dia depois portanto!
- (gritando) Não, filho - três dias!
- Então morreu na quarta-feira.
- Não! Morreu na sexta-feira santa... ou terá sido na quarta- feira de cinzas? Ah, miúdo, já me confundis-te! Morreu na sexta-feira e ressuscitou no sábado, três dias depois! Como!?!? Como!?!? Pergunte à sua professora de catecismo!
- Pai, então por que amarraram um monte de bonecos de pano na rua?
- É que hoje é sábado de aleluia, e a aldeia vai fingir que vai bater em Judas. Judas foi o apóstolo que traiu Jesus.
- O Judas traiu Jesus no sábado?
- Claro que não! Se ele morreu na sexta!!!
- Então por que eles não lhe batem no dia certo?
- É, boa pergunta.
- Pai, qual era o sobrenome de Jesus?
- Cristo. Jesus Cristo.
- Só?
- Que eu saiba sim, por quê?
- Não sei não, mas tenho um palpite de que o nome dele tinha no apelido Coelho. Só assim esta coisa do coelho da Páscoa faz sentido, não acha?
- Coitada!
- Coitada de quem?
- Da sua professora de catecismo !!!

Cliques