domingo, junho 8

Portugal dos pequeninos

" Nanana nanana.... Está na Sic o Mundial!!!! ".... há dois anos a música era esta, agora trocou-se o disco, mas o espetáculo é o mesmo.
Estou cansada, cansada do Europeu, das conversas do Europeu, das polémicas do Europeu, da televisão que é só Europeu e por aí adiante. Ainda mal os jogos começaram é ver a euforia pelas ruas, as bandeiras em cada janela, os trajes a rigor da cabeça aos pés em verde e vermelho, o "somos os maiores, Portugal vai ganhar isto tudo, eles são tão lindos...!!!"
Fartei-me sou sincera ... que me interessa a vida dos jogadores que de repente aparece em tudo o que é revistas, jornais e televisão? Qual é o interesse andar a ver as suas casas, tal e qual Cribs do MTV? O CR tem tanto dinheiro e uma casa mal decorada para burro... muito interessante, não haja dúvida! E estarem os 3 canais em directo a transmitir simultaneamente a viagem do autocarro da selecção desde Oeiras até ao aeroporto e depois já na Suiça até ao hotel? Que delírio!, principalmente para os adeptos que esperaram horas e horas e o máximo que obtiveram foi um rápido aceno e um sorriso amarelo. Valeu apena a espera??????? Acho que não!
E depois o Hino, vamos lá falar dele. No Mundial havia não sei quantos hinos, agora não sei (pelo menos ainda não ouvi nada!) ... Hino há só um, o resto que vem por acréscimo bem que se dispensa.Tomara muita gente saber direitinho o Hino de Portugal, que emperram todos nos canhões e nas armas.... e o resto? Não se canta???? Agora, a culpa é do futebol ???? Claro que não. Provavelmente o futebol, esquartejado por histórias acessórias, é a primeira vítima de tudo isto. A segunda vítima sou eu, que nunca fui adepta fanática de futebol, agora muito menos, que perdi completamente a paciência!!!!!!!
Chateia-me esta devoção forçada e aleatória pela "equipa de todos nós", um epíteto exagerado enquanto os prémios e os privilégios forem apenas deles. Acho que se deveria optar pelas selecções que se quisesse... agora, ai de mim sair aí para a rua com um cachecol da Turquia ao peito e gritar por Espanha, mais, afirmar "não faço questão de ver jogo nenhum!" Era fuzilada certamente!!!!!! Infelizmente, o "patriotismo" em voga não concede escolhas. A questão é: Portual, ame-o ou deixe-o.
A ver se o tuga se começa a lembrar que ser patriota não é apenas 5 dias por ano, nem é decorar a casa com bandeiras desde o chão da cozinha até ao tecto da casa de banho e pintar o gato de verde e vermelho!
Por amor da Santa!!!!!!!!!!!!!!!!! OLÉ !!!!!!!!!!!!!

2 comentários:

Anónimo disse...

Boas. Descobri este site atraves do completo acaso, e fiquei suspenso mal iniciei a leitura do portugal dos pequeninos.
Para começar o titulo, que ao fim de uma mao cheia de linhas, constatamos, que a escolha nao foi feliz de todo... nao deveria ser Portugal dos pequeninos mas, portugal dos megalomaniacos.

Há uma certa crença desnecessaria ou um certo tipo de loucura sem sentido, mas, nao é este espirito que e desentendido, é o futebol.
É o futebol porque o futebol é isto mesmo, paixao, devoçao, lealdade, onde os fieis vivem muitos mais que 90 minutos para testemunharem algo que so eles conseguem entender.
Em 2004 ano em que o europeu se realizou no nosso portugal, veem-me a memoria dois hinos: o da nelly furtado, intitulado "como uma força" e o "menos ais" da Galp. Em 2006 o unico hino a representar o povo lusitano, foi nem mais nem menos a "Portuguesa", e é um pouco assustador chegar a considerar um anuncio publicitario como um hino.
Hoje, nao vivo assustado, mas há uma canção que nao substituindo o hino, revela a ambiçao de ganhar, a força e a garra que durante sec. caracterizaram este povo. Estou a falar obviamente de " Path of victory" de Bob Dylan. A mensagem é ideal e assombrosamente relacionada com o que podera ser, esta nossa caminhada em busca do troféu.

Sinto um profundo desgosto por aqueles que nao entendem esta arte.Já passou a moda em que a classe intlectual se abstinava de vibrar com o futebol e o considerar um jogo estupido em 22 homens correm atras de um esferico.

Acho que ja falei muito sobre o que devia e o que nao devia, um abraço a todos.

E ser Portugues é fazer a ardua tarefa de se levantar todos os dias olhar o seu reflexo no espelho e encarar esta vida com um sorriso!

Lily disse...

Mas agora deixo uma pergunta, Será a bandeira, Portugal ou selecção???
Eu compreendo toda esta devoção, apenas ja me cansa.
Sou apenas uma nao adepta de futebol, que nunca se interessou por esta "arte". Gostos não se discutem!!!

Cliques