quinta-feira, fevereiro 14

Que vem cá fazer São Valentim?????????

"Descia eu a Rua dos Remédios, numa luta entre o entulho que atravanca os diminutos passeios e o trânsito da calçada,quando dei comigo diante de uma tabacaria espectacularmente brilhante de tanto vermelho derramado em corações de todos os tamanhos e feitios, de feltro, cetim, seda, riscado, flanela, sei lá que mais. Pelo meio dos corações, o branco dos ursinhos de peluche cheios de dísticos no mais puro português que Alfama se fala, a saber: «Be My Valentine!»; «You're greatest!»; «Hug me!», e canecas de «I Love You» escrito em toda a volta. Pois é. São Valentim está a bater à porta dos comerciantes, que não querem que falte nada aos namorados nem, obviamente às máquinas registadoras das lojas. Não tenho rigorosamente nada contra o santo, que esteja muito bem instalado lá no assento etéreo aonde subiu é o que eu desejo. Contra os namorados ainda tenho menos: Cá por mim acho que se deve namorar todos os dias, sem necessidade de data fixa e patrono celestial. O que me choca - ainda por cima aqui, neste bairro em que o Santo António é a imagem de marca, espalhado no nome de ruas, largos, becos e travessas, estampado em azulejos de porta (quase sempre de braço dado com São Marçal, que vela contra os incêndios,sejam eles de casas ou corações) - é a necessidade que se teve de importar padroeiro estrangeiro. Desculpam a insistência, mas, em matéria de patriotismo hagiológico, ninguém me leva a palma. Quem tem um santo como o nosso Santo António, capaz de colar pés decepados, falar aos peixes,assentar praça como qualquer mortal e livrar o pai da forca (isto para não falar das banais bilhas consertadas e da resposta masculina e pronta a jovens donzelas encalhadas) - que necessidade tem de importar um estranho, a respeito do qual apenas se sabe que foi preso, açoitado e decapitado? Com um santo como o nosso, a quem chamaram «glória de Portugal, honra de Espanha, tesouro de Itália, terror do Inferno,martelo perpétuo contra a heresia, e entre os santos por excelência milagroso» (isto fiquei eu a saber depois de uma visita ao Museu Antoniano feita a seguir, em desagravo ao santo, evidentemente) - que vem cá fazer São Valentim? Se querem encontrar um dia para festejar os namorados, óptimo. Mas então que se escolha o 13 de Junho, com sardinhas assadas, alcachofras, fogueiras,cravos de papel e manjericos. Em vez de ursinhos de peluche vendiam-se santinhos de todos os tamanhos e feitios, bilhas partidas ou por partir, e o mais que a imaginação dos artistas descobrisse. Por que no dia 14 de Fevereiro, juntamente com o São valentim importa-se a papinha toda feita, modelo único para todos os países, a globalização no seu melhor,chapa um para namorados pretos, brancos ou amarelos, gordos, magros ou assim-assim, bem-dispostos ou maldispostos, dadivosos ou unhas de fome. Vamos lá dar a Santo António o que o Santo António merece. Senão, quando os manjericos em Junho aparecem para aí sem viço, e nehuma alcachofra florir de madrugada - não se queixem. Até mesmo um santo, por muito santo, pode perder a paciência! "
Alice Vieira in Bica Escaldada

Sem comentários:

Cliques