sábado, outubro 20

Há dias assim...

6.20 da manhã toca o despertador do tlm, um barulho irritante que me tira do sono profundo. Desligo o alarme e fico numa luta entre levantar ou ficar no quentinho dos lençóis. Digo para mim mesma "+ 5 min, só mais um bocadinho"...
7.20, acordo num sobressalto "Que horas são?" ... "MERDA QUE JÁ LÁ DEVIA ESTAR À 20 MIN.. PORRA PRA ISTO". Num pulo, salto da cama enfio-me na casa de banho, 5 min no banho, 2 a secar e 5 a vestir (a camisa branca e as calças pretas da farda). Corro para cozinha e enfio duas peças de fruta e dois iogurtes no saco para enganar a fome. Olho ao espelho (umas olheiras até ao umbigo), rapidamente faço um rabo de cavalo bem apanhado com não sei quantos ganchos para aqueles fio de cabelos mais rebeldes.
7.40 Lá fora amanhece calmamente e o inicio da manhã é um pouco frio. Entro no carro, ligo os faróis e ponho-me em andamento.Rapidamente chego ao Colombo, o trânsito é pouco ou nenhum. Chego ao lugar habitual onde costumo deixar o carro mas desta vez está tudo ocupado, o que não é o habitual a esta hora da manhã. Acabo por estacionar o carro junto ao passeio "Só espero que não me multem", penso p'ra mim mesma.
Saio do carro, "decerto que não há problema ele ficar aqui, já estacionei aqui várias vezes e nunca tive problema nenhum." Dirigo-me então para a porta de entrada do Centro e a ver pelas roulotes estacionadas ao pé do parque da EMEL, "hoje há jogo. Vai ser a confusão habitual. Raios parta os benfiquistas!"
7.50 Entro no Colombo, mostro a identificação ao segurança e rapidamente dirigo-me aos Sabores de Cintra no 2ºandar.
7.55 Depois de aberta a loja, verifico tudo muito rapidamente e até as 9h, ponho os travesseiros no forno, conto os bolos, reponho a montra e as bebidas, limpo a loja e vejo o que é preciso trazer do armazém. Levo ao Suminho as coisas do costume, lá ponho as novidades em dia com a Lara e tomo assim, calmamente rapidamente o meu pequeno almoço (sumo de laranja natural e uma tosta de queijo sem manteiga).
9.00 Está tudo pronto e começam a chegar os primeiros clientes. A esta hora, são mais os logistas, que vão rapidamente tomar o pequeno-almoço para irem abrir as suas lojas às 10h.
9.30 Entra o Sr.Costa ou "pinguinha" como eu e a Lara o chamamos. Personagem muito típica. Baixinho no seu 1,60cm, cabelo branco a rondarem os 65 anos, sempre vestido de fato (entenda-se camisa, colete, gravata e casaco) o ano todo. Pede o seu habitual café (uma pinguinha apenas "é só para saborear" e um copo de água fresca num copo de vidro, não pode ser de plástico e ficamos um pouco à conversa. A verdade é que esta personagem é muito simpática. Pergunta-me como vou, a faculdade, pomos as noticias em dia. Oferece-me o Expresso todos os Sábados e fico-lhe muito grata. E pronto, depois de pagar, pega no seu saco com os 3 jornais que compra diariamente e dirige-se ao café Nanini (na outra ponta do corredor) onde se vai sentar a ler calmamente os jornais e tomar o seu pequeno- almoço.(Nunca entendi muito bem esta mania dele, de deixar os seus pertences na Nanini enquanto vai comprar jornais e beber café a outras lojas. Manias?!).
11.30 A manhã vai passando rapidamente, atender clientes, subir/descer escadas porcausa da loiça, ir limpando aqui e acolá. Entra outra menina para me fazer companhia até ao final do turno. A Bruna.Uma mãe brasileira grávida de 7 meses. A minha companhia preferida para trabalhar. Com o sotaque tipico de Minas Gerais, esta moça é uma doçura. Pomos a conversa em dia e vou almoçar.
11.45 30 min de descanso para o almoço. Sento-me numa mesa da zona de restauração e como bacalhau com grau feito pela D.Luisa (subentenda-se minha mãe). Como sobremesa uma bola de gelado de Framboesa... hum... muito bom.
12.15 30 min passam a correr. Entro novamente na loja. Fazem-se mais travesseiros, converso mais um pouco com a Bruna, vão-se atendendo os clientes, tudo isto num corropio com muitos sorrisos de agradecimento "boa tarde minha senhora, se faz favor", "Com certeza", " Obrigada boa tarde, um bom fim de semana".
15.00 Entra o "brasileiro" como lhe chamo. A verdade é que esta outra personagem, mora em Portugal há mais de 30 anos, nasceu no Rio de Janeiro, mas não suporta brasileiros. Abomina complemente e, é com muito sacrificio que vai todos os anos visitar a mae ao seus país de origem (diz também odiar o Brasil). Diabético, vai lá todos os Sábados e Domingos comer um doce. "óh meu amor! Então está boa?Que me aconcelha hoje?", lá escolho um docinho pra ele e ficamos à conversa... Falamos de cinema (ele é um cinéfilo), das viagens dele a Nova Iorque com a filha, do coração dele que de vez em quando lhe prega umas partidas. Pago o docinho "ai tão caro" e lá vai para mais uma sessão de cinema "adeus meu amor, até amanha!".
15.30 Acabei o meu turno! Faço a caixa (200€, até que não foi muito mau), entra outra menina para o turno da tarde. Pego nas minhas coisas, despeço-me da Bruna e vou-me embora.
...
...
15.50 Dirigo-me ao carro e de longe já vejo o papelinho "Que grande merda! Eu devia ter seguido o meu sexto sentido!" ... Pois é, tenho o carro bloqueado com um aviso na janela "coima de 300€ a 1500€ para o caso de forçar o bloqueador ou fugir com a viatura, blá,blá,blá... Quem é o palhaço que vai tentar andar com o carro bolqueado???... Enfim. Olho para o fim da rua, "bem hoje os Srs policias trabalharam muito os blocos de nota". A verdade é que estão mais uns tantos carrinhos bloqueados. "Raios, logo hoje!".
Dirigo-me então ao final da rua. Está lá um carro da psp, uma carrinha da policia municipal e o sr. agente que só apita porque não deixa ninguém estacionar em 2ª fila, nem taxistas nem pessoas para largarem ou receberem passageiros.
"Boa tarde! Olhe eu tenho ali o meu carro bloqueado! Que faço?"
"Ligue para o número que lá está, que já lá vamos!", responde-me o sr.agente.
Volto para o carro, ligo o número conforme indicado e espero.
A carrinha da policia municipal passa por mim "Minha senhora, já cá vimos, está bem? É um instantinho!"
Que faço então neste tempo de espera?
16.25 Já li todas as gordas do Expresso! Estou sentada no banquinho da porta bagageira do meu popó, enquanto espero que a carrinha venha.
16. 30 "Óh menina, eles devem estar quase a vir, é um instantinho!". Diz-me o agente que há pouco andava com o apito na mão. "Costuma estacionar sempre aí o carro?"
"Eu trabalho no Colombo aos fim de semanas!"
"Xiiiii, é preciso ter azar,depois de um dia de trabalho", responde-me. "A verdade é que como hoje é dia de jogo, estamos a apertar mais com os condutores. Então hoje ninguém pode estacionar fora dos devidos lugares ou em 2ª fila, para não haver confusões! Esse banquinho do seu carro é muito giro!
"É .....",
"Então continue lá a ler o seu jornal, que eles devem estar quase a vir. Sabe como é que é o procedimento disto não sabe?"
Digo-lhe que não e lá me explica.
16.45 O Expresso está lido e a revista Única vai a metade. Tanto tempo, já tenho o rabo dormente.
17.00 Sento-me no passeio e resta-me senão esperar.
17.05 Finalmente vejo a carrinha da policia municipal e vir em minha direcção.Saem dois agentes de lácde dentro, pedem-me os documentos e vão preenchendo os papeis.
Pago: 30 € para me tirarem o bloqueador do carro (papel que vai dirigido à policia municipal da Câmara de Lisboa) e pago outros 30€ de multa (papel que vai dirigido à DGV). Eis que reparo que a notificação que vai para a DGV, está mal escrita (parece que o sr.agente não sabe escrever muito bem ao computador).
"Desculpa mas não me chamo Liiana Contnaça! Sou Liliana Constança!
"Ah isso não faz mal! Desde que vá o seu nr de BI, eles depois vêm no registo.Não se preocupe com isso minha senhora", responde-me um dos agentes.
Olhos para ele com vontade de refilar,mas a verdade é que estou farta e só quero ir para casa. "De certeza, que o sr.agente não ia gostar muito que lhe trocasem os b pelos v no nome", penso para mim. "A minha mãe pos-me Liliana Constança, não Liiana Contnaça".
Isto tudo bem que se podia evitar se não fosse o futebol. Que treta!
...
...
17.20 Finalmente a caminho de casa.
17.30 Chego a casa, tomo um bom banho e vou dormir.
Por hoje já chega... vou mas é descansar um pouco para logo à noite ir bem disposta para um jantarinho com as minhas queridissimas Vera, Nokas e Joana.

2 comentários:

Ana Loura disse...

É...ele há mesmo dias assim...


Beijinho

Rolinho disse...

quer dizer, nem descreve o espectacular jantar que teve com as suas cof cof queridissímas?? ai ai ai ai ai

Beijocas!!!

Cliques