quinta-feira, outubro 11

Sexo. Amor anatómico ou o do coração?

" Escreves-me:
«Quando se está mal, não há diferença entre um dia e o outro, mas, quando se melhora, as quedas são cada vez mais amargas. Fevereiro é o mês dos namorados, e eu sinto-me sozinha como uma alcachofra na meio do campo. Ninguém olha para mim, ninguém me dirige a palavra. Os rapazes que me interessam nem sequer dão pela minha presença. Com as minhas amigas, é diferente. Algumas já tiveram seis, sete casos, ao passo que eu estou ao nível de uma miúda da escola primária. "
Para mim, também foi dificil, no ínicio", disse-me uma delas,"sentia-me insossa,incapaz. Mas depois ganhei coragem. Nas festas, comecei a beber uns copos e tudo se tornou mais fácil. Via um que me agradava, filava-o e posso dizer que até agora nenhum se recusou. O bloqueio é teu, tu é que tens de o vencer. Vais ver que depois descarregas logo o telemóvel com tantas mensagens."
Tentei pôr em prática o seu conselho, mas o único resultado foi uma enorme dor de cabeça no dia seguinte.Durante a festa toda, estive enterrada numa poltrona, de copo na mão. Só reparavam em mim quando tropeçavam nos meu pés. Ainda por cima, o dia dos namorados está a chegar.Achas que virei um dia a saber o que é o amor?»
Ao passo, que te respondo:
« Hoje em dia,um miúdo de nove anos diz "Já sou grande.Quero fazer amor". E como poderia ser diferente? A contínua, obsessiva, transbordante, hiper-realista e obscena oferta de corpos nus e de acasalamentos que nos é proposta pelos mass media surtiu os seus efeitos. O sexo passou a ser o motor da nossa vida. Faz-se sempre primeiro, sem se estabelecer limites. Se não fazes, ou és maricas ou tens alguma tara. Não sou nenhuma moralista, não me escandalizo, nem estou para pregar nenhum sermão, mas sinto uma grande tristeza. Tristeza pela grande mistificação que é imposta a quem não é capaz de pensar pela sua própria cabeça. De facto, o que é o sexo desligado da totalidade do ser humano? É uma actividade gímnica capaz de fazer sentir uns arrepios de prazer e, aparentemente - mas só aparentemente - inócua. Achas que a tua amiga é mais feliz do que tu porque já teve muitas experiências. Eu, pelo contrário,acho que a tua amiga só tenta preencher um vazio, e fá-lo da forma mais simples. Mas, um dia, esse vazio vai escancarar-se à sua frente, como a boca da baleia diante do Pinóquio. Por mais voltas que dermos, temos sempre dois caminhos à escolha, um que nos conduz à realização da nossa unicidade de criaturas, e o outro que nos leva a separar-nos do nosso destino. Por isso, em primeiro lugar, deves pensar bem no tipo de amor que queres conhecer na tua vida. O da confusão ou o da comunhão? O anatómico, mecânico, epidérmico ou o que implica a profundidade do coração? "

Sem comentários:

Cliques